Descubra quem pode se inscrever no FIES
- 0
O FIES 2022, programa promovido pelo Governo Federal, tem beneficiado a vida de milhares de jovens. A ideia do FIES 2022 é possibilitar o ingresso de mais brasileiros em instituições privadas, garantindo um financiamento justo e compatível com a renda do universitário.
Como funciona o FIES?
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma iniciativa do Governo Federal, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Em que o objetivo é garantir que os jovens brasileiros possam cursar o ensino superior.
Por intermédio do programa, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem financiar os custos do curso pretendido e pagar parcelas abaixo do mercado e tempo depois de concluir a graduação.
Dessa forma, primeiro o estudante se prepara profissionalmente, atua dentro da sua profissão e depois paga pelo curso. Esse método deu certo dentro do país e auxilia para que anualmente sejam formados milhares de profissionais.
No entanto, o programa de financiamento, como qualquer outro, possui sua política de regras. O FIES 2022 foi dividido em duas categorias, e um determinado público pode conseguir juros zero em seu financiamento.
Quem pode se inscrever no FIES 2022?
Embora seja interessante a possibilidade de contar com a ajuda financeira do FIES, os candidatos precisam ler com atenção todas as informações sobre o programa. Deve ser levado em consideração quem pode fazer a Inscrição FIES 2022.
Principalmente porque o MEC criou regras para definir esse público e conseguir alcançar mais pessoas. Sendo dedicado à:
- Pessoas que participaram do ENEM a partir de 2010;
- Tenham obtido nas provas nota igual ou superior a 450 pontos;
- Tenham obtido na redação nota superior a 0;
- Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, até 3 salários mínimos.
O programa ainda conta com a modalidade P-Fies dedicada aos candidatos que possuem renda familiar mensal de até 5 salários mínimos por pessoa.
Calendário FIES 2022
Seguindo o calendário FIES 2022 que o público interessado consegue participar de todas as etapas corretamente. Os primeiros processos são via internet, mas nas fases seguintes é preciso comparecer até a universidade com uma série de documentos.
Quem não participar de todas as etapas corretamente e dentro do prazo determinado pelo MEC, automaticamente perderá a sua vaga. Por isso, fique atento aos prazos:
- Inscrições: 4 a 7 de fevereiro (via internet);
- Resultado: 25 de fevereiro;
- Complementação da inscrição na modalidade FIES: 26 de fevereiro a 7 de março;
- Complementação da inscrição postergada: 28 de fevereiro a 11 de março;
- Inscrição lista de espera: 27 de fevereiro a 10 de abril.
Vale dizer que são selecionados os candidatos que obtiverem as melhores pontuações dentro do número de inscritos, das vagas oferecidas para o curso escolhido e da modalidade de disputa.
Inscrição FIES 2022
Os primeiros passos para a inscrição 2022 são de forma virtual, quando o candidato escolhe até três opções de curso e instituição, por ordem de preferência.
No entanto, as etapas seguintes envolvem o comparecimento até a universidade escolhida para a comprovação das condições em que foi inscrito. Tanto a primeira inscrição como a confirmação são eliminatórias.
Isso significa que se o futuro universitário não estiver com os documentos corretos para a apresentação da sua adesão ao benefício, não poderá receber o financiamento do curso desejado. Veja como fazer a inscrição online:
- Acesse a página do FIES e clique em ‘Fazer minha inscrição’;
- Preencha os campos com os dados solicitados para prosseguir com a inscrição;
- Preencha cada etapa para concluir o seu cadastro.
Além da inserção de dados cadastrais e da criação de uma senha de acesso, o candidato deve informar o rendimento mensal de todos os membros da família com idade igual ou superior a 14 anos.
Quando o financiamento é feito na modalidade P-Fies é preciso informar um fiador e contar com um banco que realize o processo de empréstimo.